segunda-feira, junho 07, 2010

Jipeando - Parte I


         Como eu não vivo somente de editais, trabalho, amor às artes e esmaltes resolvi contar aqui uma das minhas viagens de jipe. Nesse caso a mais recente que fizemos aproveitando o feriado de Corpus Christi. Como a maioria das coisas na minha vida acontecem sem muito planejamento essa saidinha não podia fugir do costume e foi assim que tudo começou. Depois de um planejamento frustado de ir para vários outros destinos  acabamos decidindo conhecer algumas paisagens do Alto Pantanal na região de Rio Negro, Serra de Maracaju, Serra da Pimenteira e Rio Verde de Mato Grosso. Saímos de Campo Grande rumo à Rochedo via estrada de terra passando por Furnas do Dionísio.

       Céu azul num dia frio e muita poeira na estrada, mas nada que atrapalhasse nossa primeira parada sob árvores perto de uma ponte de madeira  e um micro riacho para fazer nossa refeição. O divertido é o improviso. Inacreditavelmente os espetinhos saíram saborosos  e coloridíssimos . Depois da pausa dos sacolejos e abastecidos seguimos viagem.


      A segunda parada estratégica foi também a mais surpreendente, pois nos presenteou com uma cachoeira maravilhosa. A Cachoeira do Peixe tem quase 60m de altura, águas claras e é cercada de pedras esculpidas pela água que desemboca num canyon. A paisagem é deslumbrante. Como já era final da tarde foi possível admirar as mudanças das cores do céu o os cantos dos pássaros que já buscavam aconchego nas árvores ao redor. Realmente foi o grande presente do dia.
                                           Fotos de Silvana - Cachoeira do peixe - Próximo à Rio Negro - MS

Chegamos em Rio Negro no começo da noite. O hotel Arara Azul foi o nosso escolhido. Apesar de uma estrutura bem simples e modesta os proprietários foram muito simpáticos e nos deixaram à vontade para descarregar nossas tralhas. Sim jipeiro tem sempre muita tralha rs.

       No dia seguinte seguimos rumo ao alto Pantanal sob frio e uma leve garoa. Descemos margeando a Serra de Maracaju visualizando lindas paisagens. Na programação somente a parada estratégica para almoçar em algum lugar desconhecido, mas que fosse agradável. No cardápio os ingredientes para um Arroz Carreteiro, chocolates para sobremesa, frutas e bebidas. E por falar em bebidas eu não posso não comentar sobre as latinhas. Uma das coisas que mais chamou nossa atenção foi a quantidade de latinhas que vimos jogadas à beira das estradas. Aliás vimos muito lixo jogado por lá. Uma coisa inaceitável que demonstra a falta de educação e o desrespeito ao meio ambiente. Onde paramos recolhemos o nosso lixo e também algumas das coisas que encontramos por lá. Infelizmente precisaríamos de caminhões e várias pessoas para conseguirmos retirar tudo aquilo que vimos.
    Nosso acampamento de almoço contou com a vizinhança mais agradável possível. Eram jacarés, capivaras, araras em bandos, papagaios e peixinhos nos alagados. A  variedade de pássaros é incrível.

      Quase dormimos por ali. Acampando à  beira da estrada em uma das fazendas, mas uma das crianças ficou meio febril e decidimos voltar para a cidade para o nosso já conhecido hotel. Lá chegando fomos recebidos pela hospitalidade do Evaldo que nos cedeu inclusive o passe livre para fazermos um churrasquinho no estacionamento. Antes de terminar esse post preciso somente acrescentar que isso de fazer churrasquinho no hotel não é só farofada pois a cidade por ser pequena não oferece opções de refeições depois de certas horas da noite. Ainda mais naquela noite fria e úmida. Quando chegamos já estava quase tudo fechado.

5 comentários:

viajandoparaorlando disse...

Estou doidinha para ver a parte 2!
Ainda bem que depois de muito trabalhar também podemos aproveitar bastante!
Adorei o relato e as fotos!
Beijão,
Gre

Silvana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Muito legal sua descrição da região. Moro em Campo Grande mas sou Nascido em Rio Negro e sempre que posso vou passar o fim de semana por lá. É importante relatos como o seu pq divulga o nosso estado que muitas riquezas e lugares lindos e muitos de nós não conhecemos...
Obrigado, até o próximo relato...

Anônimo disse...

Muito legal sua descrição da região. Moro em Campo Grande mas sou Nascido em Rio Negro e sempre que posso vou passar o fim de semana por lá. É importante relatos como o seu pq divulga o nosso estado que muitas riquezas e lugares lindos e muitos de nós não conhecemos...
Obrigado, até o próximo relato...

Silvana disse...

Obrigada Schuão Guitar, realmente nosso estado tem muitas lindezas que merecem ser divulgadas.